Sistemas Lineares, Guias e Eixos

Os sistemas lineares são os responsáveis por permitir e executar o movimento de translação, já as guias permitem que um sistema completo de eixos múltiplos sejam utilizados e os eixos representam o complemento desses sistemas e podem ser fabricados de acordo com a forma necessária.

Sistemas Lineares

Sistemas Lineares

Os sistemas lineares são muito extensos, em modelos, tipos e tamanhos e podem ser utilizados em muitos tipos de equipamentos. Os rolamentos lineares são elementos para movimentos de translação. Como nos rolamentos rotatórios, se o elemento rolante ou deslizante suporta as forças que atuam. As exigências impostas aos componentes lineares são diferenciadas como suas. aplicações nas quais eles são utilizados. A velocidade nos sistemas de transporte e alimentação enquanto que as exigências impostas as máquinas estão mais ligadas à precisão e rigidez. Cada tipo de sistema linear possui suas características próprias, as quais os tornam ideais para cada tipo de aplicação. A regra geral é que para a escolha do tipo de guia depende dos diversos fatores que devem ser levados em consideração. Além da carga, da aceleração, da velocidade e do avanço, também se deve considerar outros fatores como temperatura, lubrificação, vibrações, montagem, manutenção, etc.

Guias Lineares

Guias Lineares

As guias lineares são compostas por uma unidade formada por carro e trilho, um rolamento linear - sistema de eixos ou eles são unidades trilho-trilho com gaiolas planas de rolos ou esferas entrepostas. As guias lineares acionáveis são sistemas completos de eixos múltiplos ou de um eixo com sistema guia mecânico, motor e um sistema de controle. As guias lineares são rolamentos fixos. prontos para utilização com avanços ilimitados. As guias de gaiolas planas e os sets de guias lineares são utilizados para avanços limitados, com poucas exceções, devido a cinemática da gaiola. Estes guias absorvem forças em todas as direções - exceto na direção de movimentação - e momentos em todos os eixos. Os guias de eixos com rolamentos de esferas lineares são adequados para cargas nas duas direções e compensam os desvios de alinhamento do eixo. Para a tolerância e rigidez necessárias, a maioria das unidades já são fornecidas pré-tensionadas a partir da fábrica ou podem ser tensionadas na montagem. As aplicações que exigem movimentos e posicionamento precisos podem ser realizadas sem problemas, pois existem várias classes de pré-tensionamento e tolerância.

Eixos

Eixos

Eixos são fabricados em diversos tamanhos, tipos, temperaturas, em milímetro ou polegada, revestimento em cromo ou níquel químico duro, da forma que precisar contate-nos.