Seleção da Montagem do Rolamento

Na montagem dos Eixos, geralmente são requridos dois rolamentos para suportar e fixar o eixo radialmente e axialmente em relação ao alojamento estacionário. Estes dois rolamentos são denominados de rolaments do lado fixo e do lado flutuante. O rolamento do lado fixo "fixa" ou controla os movimentos do eixo axialmente em relação ao alojamento. O rolamento do lado Flutuante se movimenta ou flutua axialmente em relação ao alojamento e por isto é capaz de aliviar a fadiga causada pela expansão e contração do eixo em função da variação da temperatura, e permite desalinhamento causados por erros de fixação.

Os rolamentos de rolos cilindricos são geralmente separáveis e permitem descolamento axial ao longo das superficies das pistas, porém, podem ser montados permitindo o descolamento ao longo das superficias de fixação.

O rolamento do lado fixo tem a capacidade de receber as cargas axiais e radiais, e por este motivo deve ser selecionado um rolamento capaz de controlar movimentos axiais nos dois sentidos. O rolamento do lado flutuante recebe unicamente cargas radiais, e por esta razão os mais indicados são os rolamentos que permitem movimento axial livre, ou rolamentos com anéis internos ou externos separáveis.

Em aplicações com curtas distancias entre os rolamentos, a expansão e contração do Eixo função da variação da temperatura é pequena, e por este motivo pode ser aplicado o mesmo tipo de Rolamento para ambos os lados, fixo e flutuante. Nestes casos é comum utilizar um pacote de rolamentos, tais como rolamentos de esferas de contato angular para guiar e suportar o eixo em uma direção axial.