Buchas

O acoplamento é utilizado para absorver vibrações, choques, desalinhamentos radiais, axiais e angulares, protegendo o equipamento acoplado. Os acoplamentos são fabricados em diversas medidas e tipos para usos específicos, segue abaixo alguns modelos

Buche de fixação

Buchas de Fixação

As buchas de fixação são usadas para fixar rolamentos de furo cônico, em eixo liso, sem a necessidade de apoio. Elas são compostas por três partes: a bucha, a porca e a arruela de trava.

Bucha de desmontagem

Bucha de Desmontagem

A bucha de desmontagem, apesar do nome serve para fixar rolamentos de furo cônico em eixos com ressalto para apoio (encosto) do rolamento. Na montagem, são empurradas para dentro do furo cônico do rolamento por meio de uma porca rosqueada no eixo e com um tampão na ponta do eixo. A rosca que a bucha de desmontagem serve para desmontar o conjunto, daí sai seu nome, bucha de desmontagem. Os seguintes acessórios são utilizados em conjunto com essa bucha: porca de fixação, arruela de trava e porca para desmontagem (devem ser solicitados separadamente).

Porca de ficação

Porca de Fixação

A porca de fixação além de ser um acessório da bucha, tem aplicações próprias como, fixação de rolamentos, engrenagens e polias.

Arruela de trava

Arruela de Trava

A arruela de trava como o próprio nome diz é a trava das porcas e sempre acompanha as buchas de fixação quando montada com essas porcas.

Chave de gancho

Chave de Gancho

A chave de gancho é uma ferramenta para aperto de porca com rasgo no diâmetro esterno. É usada para a correta montagem de buchas e porcas, pois evita que sejam desferidos golpes com martelo ou talhadeira para aperto da porca, o que é uma das grandes causa de diminuição da vida útil dos rolamentos.